Alinhamento - Cambagem - Caster

   O alinhamento das rodas em um veículo é a correção geométrica executada no conjunto de elementos que formam a suspensão, a qual permite ao veículo manter sua trajetória.

   O alinhamento ineficaz acarreta os seguintes danos:
- Problemas mecânicos (suspensão)
- Desgaste irregular dos pneus
- Desconforto e insegurança ao dirigir
- Veículo puxando a direção para um dos lados

   Cambagem:
   Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano vertical. Seu valor é denominado ângulo de cambagem, será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de cambagem entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.

   Caster:
   Caster é o ângulo de inclinação da roda, para frente ou para trás, quando visto a partir do lado do veículo. Esse tipo de alinhamento também se divide em positivo e negativo. O caster positivo é quando a roda é inclinada para a parte traseira do veículo e a linha negativa é quando a inclinação é para a parte da frente. O ajuste do ângulo de caster permite que o veículo equilibre o esforço de direção e ganhe estabilidade em curvas.